Danilo Nazca PERFIL PROFISSIONAL: Dinâmico, versátil, hiperativo, social, objetivo e bem-humorado. Afinidade com projetos com informações, objetivos e cronograma bem definidos. FORMAÇÃO: Graduado em Publicidade e Propaganda, na Universidade Católica de Salvador (1991-1994 - primeira turma). Incompleto em Psicologia - UFBA (1991-1992). Intimidade com ambiente web e novas tecnologias. IDIOMAS: Inglês. Leitura avançada, escrita avançada e conversação fluente. Espanhol. Leitura básica e conversação básica. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Redator publicitário desde 1995. Agilidade. Texto versátil. Conhece e aplica o Marketing por instinto. Larga experiência com ambiente web. Apaixonado por tecnologia, comunicação e internet. Envolvido com a internet em todas as etapas da sua evolução no Brasil. AGÊNCIAS POR ONDE PASSOU: Market Única Mezo Comunicação Agency 5 Mago Comunicação

sexta-feira, 19 de março de 2010

Paraísos naturais e paraísos fiscais na Costa Rica

Depois de uma longa viagem, enfim chego à Costa Rica. O vôo faz uma escala em Panama City. Foi o suficiente pra avistar ao longe os diversos arranha-céus da capital panamenha, entre os mais altos de toda a América Latina. Deu pra dar uma olhada também no canal do Panamá, com um tráfego intenso de navios, enquanto o avião cruzava um terreno com um relevo cada mais intenso, até entrar completamente nos domínios verdes e montanhosos da Costa Rica.

Imagine uma Suíça tropical. É a Costa Rica, um país que se diferencia de todos os outros da América Central porque 1) a sua população nativa é mínima. a maioria é branca, os creole, descendentes dos colonizadores espanhóis 2) o país é um paraíso fiscal 3) não há exército. aqui, diferentemente de outros países da América Latina, não existe um histórico de tumultos e guerras e ditaduras. Tudo é pacífico e próspero. O padrão de vida é o mais alto entre todos os países, com melhores estradas, educação, saúde e urbanidade. Sente-se isso circulando pelas ruas de San José.

A cidade é basicamente horizontal, com poucos prédios e nenhum arranha-céu. O país é muito civilizado e, de certa forma, também muito americanizado, até pela posição geográfica da Costa Rica. Há um claro contraste social e cultural claro com os outros países da América Central, em especial El Salvador Honduras e Guatemala. Aqui metade dos turistas vem dos EUA e o ingles e facilmente ouvido nas ruas.

Os habitantes da Costa Rica sao conhecidos como ticos. O cafe do pais e muito gostoso. Um pouco mais fraco que o cafe brasileiro, o cafe da Costa Rica e da variedade arabaica, com menos teor de cafeina e maior acidez.

Amanha parto para a Nicaragua. Vou ficar na cidade colonial de Granada e passar 1 ou 2 dias na Ilha Ometepe, no meio do Lago da Nicaragua e com 2 vulcoes emoldurando a paisagem.

Costa Rica
Capital: San José
Altitude: 1100m
Temperatura: no verão: máxima de 30 graus e mínima de 15 graus. Tempo mais ou menos estável durante todo o ano. Clima tropical e sub-tropical de montanha.
1 real = 320 colones

2 comentários:

  1. Nazca, muito legal seu blog. Veí, vc tem alma de jornalista.rsrsrsr
    A gnt sente como se estivesse viajando com vcs!!Boa sorte e Deus proteja vcs!!
    bjus,
    Gli

    ResponderExcluir
  2. como é o poder aquisitivo do brasileiro na Costa Rica? em que lugar que voce passou ate agora o real vale mais? o que tem pra comprar de interessante (por exemplo, em algum pais ha equipamentos pra djs a um preco bem acessivel? Voce tem "coletado" musica local?
    hehe, perguntas borbulham! :)
    tenho MUITA vontade de conhecer o panama.
    abs

    ResponderExcluir